O single “WE (Warm Embrace)” de Chris Brown finalmente foi enviado para as rádios tradicionais dos EUA.
Para quem sabe e acompanha, Chris é muito forte na questão charts radio, a RCA em conjunto a sua coordenadora (Sony Music) investem bastante nessa área, lembre-se que o responsável pelo envio é a Sony Music conforme o contrato, não é o Chris ou a RCA.
Opinião ADM: Eu fiquei assustado com alguns comentários ontem no Instagram sobre “músicas nas rádios” ou “dar importância para rádio”. Bom, como já estudei essa área (publicidade), vou explicar algumas coisas.
Mesmo com o surgimento das redes sociais e streaming, promover seu trabalho na Tv ou Rádio ainda é importante, tirem essa ideia de que os modos tradicionais irão sumir do nada, pois não vão! Eles irão trabalhar em conjunto com as novas redes do jeito que já fazem.
Hoje é possível distribuir sua música por um preço menor nas principais plataformas. Por outro lado, é tão complexo porque é difícil definir uma estratégia eficaz que não seja demorada ou que não atrapalhe. Normalmente, mais de 20.000 músicas são lançadas no Spotify todos os dias e é difícil se destacar na multidão sem gastar muito dinheiro ou perder muito tempo.
Por outro lado, face à concorrência das plataformas de streaming, a rádio continua sendo a principal fonte de descoberta musical. 62% das novas descobertas musicais são feitas na rádio, em comparação com 20% no streaming, especialmente entre os não assinantes de uma plataforma, assim funciona as rádios onlines gratuitas.
Você pode achar ultrapassado, mas a rádio é muito visada lá fora e anda lado a lado do streams, uma ajuda a outra, mas não tira o fato do Chris ter uma má administração no marketing ou investimento no stream, acredito que seja algo relacionado a contrato entre ele e a Sony Music, já que ela é responsável pelo “jabá” e questões de distribuição.