Chris Brown se torna o primeiro cantor masculino com mais de 40 singles platina pela RIAA

Chris Brown se torna o primeiro cantor masculino com mais de 40 singles platina pela RIAA e se junta com Rihanna como os únicos vocalistas negros a alcançar este feito

Chris Brown já quebrou o recorde do Rei do Rock N’ Roll, Elvis Presley, de mais singles certificados como Ouro (entre cantores masculinos), recentemente empatou com Beyoncé no recorde geral de artista de singles mais vendidos entre os artistas de R&B após receber 18 novos certificados. Agora, ele também está comemorando que se tornou o primeiro cantor masculino de qualquer gênero a ter mais de 40 singles certificados como platina.

A RIAA atualizou recentemente o registro de Brown para revelar sua primeira certificação Diamante (No Guidance), bem como uma série de placas multi-platina, ouro e platina, ultrapassando 114,5 milhões de vendas de singles digitais certificados. VEJA OS NOVOS CERTIFICADOS AQUI

Entre estas últimas (que reconhecem vendas de 1 milhão nos EUA), Chris deu as boas-vindas às músicas ‘Indigo’, ‘Call Me Every Day’ e ‘To My Bed’ à sua coleção — um feito que elevou sua contagem acumulada de singles certificados como Platina para 41. Com isso, ele se torna o primeiro cantor masculino a ultrapassar a marca de mais de 40 músicas certificadas como de alto nível.

Quando todas as certificações são consideradas, apenas Travis Scott (44), Rihanna (45), Post Malone (45), Taylor Swift (49), Kanye West (51) e Drake (80) ficam a sua frente.

As três músicas de Chris Brown listadas acima ajudaram a elevar suas vendas acumuladas de singles para 114,5 milhões — o maior número de qualquer cantor de R&B na história da música. Quando todos os gêneros são considerados, Brown está listado em 10º lugar na lista de todos os tempos, atrás de Drake (244 milhões), Rihanna (183 milhões), Eminem (167 milhões), Kanye West (160,5 milhões), Taylor Swift (137,5 milhões), Post Malone (136 milhões), The Weeknd (126 milhões), Justin Bieber (121,5 milhões), Travis Scott (121 milhões) e Beyoncé (114,5 milhões).

Como funciona a RIAA:

A indústria musical global atribui prémios de certificação baseada no número de vendas do trabalho no país. Estes prémios e as suas vendas são definidos pelo regulamento de cada editora discográfica que representa um certo país na música. Existem as certificações de obrigatórias de “Disco de Ouro”, para certo quantitativo e “Disco de Platina” para o dobro deste, e ocasionalmente “Disco de Diamante” para cinco vezes o quantitativo de cópias do “Disco de Platina” e dez vezes o de ouro.

Em vários casos, nos múltiplos de “Platina” e é atribuída a certificação de “Disco de Platina Duplo” e “Disco de Diamante Duplo”. Reino Unido, Itália, França e Espanha possuem ainda o “Disco de Prata”, para o quantitativo inferior ao “Disco de Ouro”.

O departamento mais conhecido por nós e digo, a mais importante no ramo é a RIAA (Recording Industry Association of America), ela concede certificação com base no número de álbuns e singles vendidos através do varejo e outros mercados auxiliares. A certificação não é automática, para que um prêmio seja feito, a gravadora deve solicitar certificação, por isso VÁRIAS músicas fazem sucesso e nunca vemos seu certificado, pois a gravadora não solicitou.

A auditoria é realizada contra remessas líquidas após devoluções (na maioria das vezes é usada uma declaração de royalties do artista), que inclui álbuns vendidos diretamente a lojas, vendas diretas ao consumidor (clubes de música e venda por correspondência) e outros pontos de venda livre, ou seja, música pirateadas ou disponíveis de graça nas plataformas NÃO ENTRAM na contagem RIAA, por isso existe a contagem de streaming separadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continuar lendo