Chris Brown: Previsões do Hot100 da Billboard mostram debute de ‘Under The Influence’ no gráfico

O Billboard Hot100 contabiliza as músicas mais ouvidas na semana nos Estados Unidos e é uma medidor de popularidade. O ranking da Billboard existe desde novembro de 1955 e hoje reúne as execuções de faixas nas plataformas de streaming e em cerca de 1 mil estações de rádio no país, além de vendas digitais e físicas.

Chris Brown está com um hit lançado em 2019 nas mãos, mesmo tendo três anos de lançamento, ele resolveu investir na música que se demonstrou capaz de quebrar barreiras e viralizar em aplicativos como TikTok, deixando os fãs orgulhosos por um motivo: o vídeo que viralizou este ano foi uma performance a capela em sua turnê, ‘One of Them Ones’.

Com videoclipe anunciado, ‘Under The Influence’ teve novo relançamento considerado como single, já que na primeira vez em 2019 foi direto para versão estendida do álbum ‘Indigo’.

Tendo mais de 3 milhões de reproduções diárias no Spotify, ao ponto de quase alcançar o Top10 global (na Apple Music já ultrapassou), as pessoas se perguntaram sobre a Billboard.

O importante gráfico contabiliza apenas números norte-americanos, seja ele Streams; Airplay (reproduções em rádio); Vendas digitais; e Vendas físicas (apenas para álbuns). Isso justifica a demora para o Hot100, pois a música viralizou a princípio fora dos Estados Unidos, com diversas pessoas ‘conhecendo’ ela e o cantor apenas em 2022.

De qualquer forma, o boca a boca fez efeito em solo americano e projeções futuras para o gráfico mostra o debute de ‘Under The Influence’ na posição #50, número que deve mudar ao longo dos dias após videoclipe e envio para rádios. Se os streams de outros países contassem, essa música talvez pegaria o Top10 mais rápido.

Antes disso, a música já havia entrado no Top200 Global da Billboard na posição #14, lembrando que esse gráfico analisa as músicas mais tocadas na semana no mundo todo, não diário dentro dos EUA como Hot100.

Como funciona a contabilização:

Streams – Os streams são os mais abrangentes nas contagens de cada lançamento. Em suma, são contabilizados a partir de reproduções em serviços de streaming e em visualizações de videoclipes no YouTube. Entretanto, a Billboard estabeleceu uma ordem de prioridade para cada plataforma baseada na assinatura de cada serviço. 

Desde 2018, audições em serviços com assinatura paga (como a Apple Music, a Amazon Music e a versão premium do Spotify) passaram a valer por um ponto inteiro, enquanto plataformas gratuitas (como a versão básica do Spotify e o SoundCloud) ou no YouTube contabilizam dois terços dele. Sendo assim, ouvir uma música na Apple Music contará como um stream na Billboard Hot 100, enquanto será preciso escutá-la pelo menos duas vezes no YouTube ou em um Spotify sem assinatura para contar o mesmo stream.

A mesma divisão também vale para a Billboard 200, classificada em unidades, de forma ainda mais rígida: 1250 reproduções de qualquer música de um álbum em plataformas pagas serão equivalentes a uma unidade dele, enquanto são necessários 3750 streams para contabilizar a mesma unidade em serviços gratuitos. Vale ressaltar que a Billboard 200 descarta as visualizações no YouTube ou em outros sites de vídeos em sua contagem final.

AIRPLAY (reproduções em rádio) – A Billboard monitora aproximadamente mil estações de rádio de diferentes gêneros pelos Estados Unidos para a contagem do airplay, que é feita excepcionalmente de segunda-feira a domingo. A Nielsen BDS, responsável pela coleta dos dados, acompanha a audiência das rádios e a programação de cada uma, de maneira a contabilizar quantas vezes uma mesma música é tocada ao longo da semana e para quantas pessoas.

O airplay é dado a partir de uma audiência aproximada de quantos ouvintes escutaram determinada faixa, e não quantas vezes ela foi reproduzida. Dessa forma, uma canção constantemente repetida em uma estação de pouco alcance provavelmente reunirá uma audiência menor do que uma música tocada apenas cinco vezes em uma rádio mais famosa, por exemplo. As reproduções em rádio são válidas apenas para a Billboard Hot 100.

VENDAS DIGITAIS E FÍSICAS – Cada venda de um single ou disco é diretamente contabilizada em ambas as paradas, variando apenas em seu formato. As compras digitais são em grande parte referentes ao iTunes, ainda que muito menores que os streams ou as reproduções em rádio, e as físicas se restringem à venda de álbuns.

Na Billboard 200, compras físicas ou digitais valem a mesma unidade para um disco, embora elas também possam ser contabilizadas com a compra digital dez músicas desse mesmo álbum. Assim, comprar dez faixas de uma mesma tracklist equivalerão à compra da íntegra de um álbum — o que explica a popularidade de trabalhos de estúdio cada vez maiores nas paradas, já que contarão mais streams e, com mais de 20 faixas, poderão contar como duas unidades.

A Billboard também considera a venda de vinis de um álbum para a Billboard 200, embora sejam majoritariamente contabilizadas para discos mais antigos ou relançamentos.

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