Antes do lançamento do álbum “X”, Chris tinha anunciado uma música “Put in Up” com Rihanna, na época eles estavam namorando.
Como se já não bastasse ”Birthday Cake”, ”Turn Up The Music” e ”Nobody’s Bussiness”, essa nova música prometia muito! Ele revelou ao MTV News que a música era bastante sexy e também jovem ao mesmo tempo, que seria um R&B que ninguém tinha ouvido cantar, algo novo que as pessoas ainda não tinham esperado dele.
“Eu escrevi uma canção, que se chama ‘Put It Up’. É mais do que uma música de R&B. Eu queria fazer uma faixa de R&B com a Rihanna, porque eu não quero que seja o pop genérico do mesmo . No final do dia, é isso que eles esperam de nós, então eu queria fazer mais de uma canção de que ninguém ainda me ouviu cantar tanto quanto esse gênero.” [Chris Brown]
Ele estava tão feliz e energético com isso que falou da capacidade de composição e produção de álbuns da RiRi, citando até uma possibilidade de um disco em conjunto com ela um dia:
“Eu, eu estou no estúdio parecendo uma bola de energia, eu realmente não escrevo…Eu nunca escrevo, está tudo fora do que está aqui em cima”, revelou ele, apontando para sua cabeça. “Seja eu estar cantando rap ou a mim mesmo, eu vou cantar uma música, que vem com um conceito e escrevê-la tão rápido que nós vamos terminar a faixa como em uma hora… Com sua ética de trabalho, é o mesmo. Ela é apenas liberal e vibrante. Eu me lembro que estava fazendo seu álbum… Ela estava sentada lá, a TV estava ligada, mas ela estava sentada lá, com os fones de ouvido, cantando, a plenos pulmões, fazendo a música. Era como, ‘Uau’”.
Ele também brincou a possibilidade de um EP ou álbum cheio de duetos com a Rihanna, comentando: “Isso pode ser louco, mas você tem que esperar o ‘X’ ou então você pode começar a esperar um álbum somente com a Rihanna e Chris Brown!“
Mas ai começaram os problemas, eles terminaram e Chris Brown não queria a música no álbum. Ele comprou uma briga com a própria gravadora por causa da ex, exigindo que tirassem a música. Um dos produtores disse: “Os diretores da gravadora querem a música no disco, mas Chris disse que não quer e vai proibir a gravadora de lançar o disco se eles não tirarem a canção. Mas eles ainda têm a esperança de convencê-lo ou pagar mais para ele mudar de ideia, porque a música seria um hit”, completou “A gravadora ainda não botou pressão, então as coisas podem mudar, mas, até agora, Brown não pretende mudar de ideia”.
Chris ameaçou atrasar o lançamento caso não tirassem o som da lista. O álbum foi lançado em 2014 sem ela e no ano seguinte a música vazou na internet e foi um sucesso!