Eita que agora o bicho vai pegar! Se você é usuário do aplicativo TikTok, percebeu que há dois dias, diversos vídeos foram silenciados sem aviso prévio. Usuários que postam vídeos com músicas de seus artistas, foram os primeiros a perceberem.
Não é nem um tipo de boicote, caso seja da Team Breezy e ficou triste pelas músicas do Chris Brown que foram removidas. O motivo é a falta de acordo entre a rede social e a Universal Music Publishing Group (UMPG), incluindo todas as gravadores e distribuidoras do grupo.
Além da remoção de diversos conteúdos, o TikTok também está retirando o áudio de vários vídeos em sua plataforma que apresentam músicas escritas por qualquer compositor inscrito na Universal Music. O contrato de licenciamento com o TikTok para uso das músicas da gravadora expirou em 31 de janeiro.
As músicas do Chris Brown fazem parte da Sony Music, um dos pilares da Universal, com ela, a Warner Music também removeram seus artistas para evitar problemas legais. O TikTok alega estar aberto a negociar para um novo acordo de licenciamento das músicas em sua plataforma. O que vem emperrando um novo acordo é um conflito de royalties entre as partes; a gravadora se queixa de que o TikTok não paga um valor justo pelo licenciamento das músicas.
Segue como exemplo, o perfil do ADM do site no TikTok:
Além de Chris Brown, que estava tendo diversas músicas em evidência, a plataforma perde diversos artistas de peso como Taylor Swift, Bruno Mars, Lana Del Rey, Ariana Grande, Beatles e algumas músicas do grupo Sul Coreano, BTS.
Espera-se um novo acordo que beneficie ambos, já que a plataforma tem uma importante visibilidade e muitos artistas tem usado os recursos para divulgação de músicas e trabalhos, fora o público que grande parte tem uso de músicas para dançar.