Chris Brown repudia violência contra haitianos na fronteira dos EUA

Desde março de 2020, o México passou a aceitar imigrantes da América Central que tentaram entrar nos EUA mas não conseguiram visto. Em busca de uma condição melhor, os haitianos arriscam suas vidas todos os dias atravessando os rios com famílias inteiras sem saber se conseguirá chegar lá.

No total, 12 mil pessoas que estão acampadas perto de uma ponte na cidade de Del Rio, no Texas, devem ser retiradas. Elas chegaram aos EUA pelo município de Ciudad Acuña, no México. Os haitianos que tentam entrar nos EUA estão buscando outras vias de acesso, em outros pontos do rio que separa o país do México.

Os imigrantes que conseguem atravessar o rio simplesmente aguardam do lado americano, até que sejam ordenados a se encaminharem ao acampamento.

Chris Brown expressou sua opinião após diversos registros serem expostos na internet. Imagens do fotógrafo Paul Ratje, da agência AFP, e vídeos postados nas redes sociais nesta segunda-feira mostram agentes da patrulha de fronteira dos Estados Unidos a cavalo balançando as rédeas para impedir imigrantes haitianos de cruzar o Rio Grande, na fronteira com o México. Ratje contou que muitos haitianos tentaram cruzar o rio várias vezes para conseguir comida para suas famílias e foram impedidos pelos guardas montados.

Chris escreveu em seu Instagram: “Eu espero que todos estejam vendo o que está acontecendo com os haitianos na fronteira. Todos os bilionários nesse Estado deveriam tentar ajudar, não temos estratégias pacíficas, estão tratando as pessoas como gados, olhem para todos, vejam a porr* que está acontecendo, por favor!!

Os haitianos cruzaram o Rio Grande, que separa os dois países, ao longo de toda a sexta-feira. Com água na altura dos joelhos, vários carregavam crianças no colo. 

Sem dinheiro para comprar suprimentos nos Estados Unidos, vários deles tiveram de voltar ao México em busca de comida e papelão para se estabelecerem sob a ponte Internacional de Del Rio. Em seguida, construíram abrigos com palha e madeira recolhidas na área. 

Na foto, um agente da Patrulha de Fronteira a cavalo agarra um migrante pela camisa enquanto aparentemente o espanca com o que parece ser um chicote no lado americano do Rio Bravo, que separa o território americano do mexicano.

Muitas pessoas comentaram nas redes sociais que as imagens as lembravam dos dias em que policiais montados ou carcereiros chicoteavam afro-americanos.

O governo de Biden, anunciou neste sábado (18) que irá acelerar a saída de voos para o Haiti. As autoridades haitianas disseram estar dispostas a aceitar pelo menos três voos por dia, mas Washington quer aumentar essa frequência. Alguns funcionários familiarizados com a situação disseram à imprensa local, sob anonimato, que a intenção é enviar até oito voos por dia, embora a cifra varie segundo a fonte. Cada avião costuma transportar até 120 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continuar lendo

Chris Brown recebe 3 indicações ao BET Awards 2024

O BET Awards, premiação norte-americana voltada para personalidades negras para homenagear a excelência negra em música, televisão, cinema e esportes, divulgou seus indicados para a edição